sexta-feira, 4 de maio de 2018

GRANDE LEILÃO MUNICÍPIO DE ROLADOR/RS - DIA: 08/05/2018 LOCAL: No Pátio da Secretária de Obras do Município de Rolador/RS. Veja EditaI completo e a seguir fotos

CIA DOS LEILOES DO RS

EXCELENTE LEILÃO DO MUNICÍPIO DE ROLADOR/RS

DIA: 08/05/2018 LOCAL: No Pátio da Secretária de Obras do Município de Rolador/RS. Veja EditaI completo e a seguir fotos

OBS: OS LOTES DE 14 AO 21, SERÃO APREGOADOS AOS CDVs CREDENCIADOS CONFORME LEGISLAÇÃO VIGENTE. LEILÃO Nº 001/2018.

 TIPO: MAIOR LANCE

 O Município de ROLADOR, Estado do Rio Grande do Sul, neste ato representado pelo seu Prefeito, Sr. Paulo Rogério Menezes de Peixoto, no uso de suas atribuições legais e por intermédio da Comissão Especial de Leilão, 
TORNA PÚBLICO que será realizado no local, data e hora indicados no item I, a Licitação na modalidade LEILÃO PÚBLICO, para a venda de Bens Obsoletos e Inservíveis para o Município, em conformidade com as Leis Municipais número 1.504 de 21/12/2017 e 1.521 de 20/02/218, através de Leiloeiro Oficial, especialmente designado nas condições abaixo especificadas. 

I - DA DATA, DO LOCAL E HORÁRIO: 1.1. DATA: 08 de maio de 2018. 1.2. LOCAL: Pátio da Garagem Municipal, Secretaria de Obras do Município, situada na Rua Pompílio Peixoto, s/nº, Rolador (RS).
 1.3. HORÁRIO: 14 horas. II - DO LEILOEIRO: 
2.1. Nome do Leiloeiro: ARGEMIRO LUIZ FINATTO;
 2.2. Taxa de serviço do Leiloeiro: 5% (cinco por cento) sobre o valor da arrematação, por conta do Arrematante, conforme Edital publicado. 
2.3. Fone: (51) 99613-7228 - (51) 99277-3355 
2.4. Endereço eletrônico: e-mail www.finattoleiloes.com.br - lfinatto.finatto@gmail.com 

III - DOS BENS OBJETO DO LEILÃO: 
3.1. Os bens a serem leiloados constituem lotes, descritos no item 
3.3 deste Edital e poderão ser examinados no local do leilão (item 1.2), no período previsto no item 
IV. 3.2. Os lotes serão vendidos no estado e condições em que se encontram, não cabendo, pois, a respeito deles, qualquer reclamação posterior quanto as suas qualidades intrínsecas ou extrínsecas. 3.3. Os bens a serem leiloados e vendidos terão sua descrição pormenorizada nos moldes deste Edital, no 
ANEXO I e ANEXO II, devidamente numerados, disponíveis nos sites do Leiloeiro www.finattoleiloes.com.br - juntamente com o presente Edital. 3.1. Os bens a serem leiloados constituem lotes, descritos no item 3.3 deste Edital e poderão ser examinados no local do leilão (item 1.2), no período previsto no item IV. 3.3. Ficará ao encargo do arrematante dos veículos leiloados COM DIREITO À CIRCULAÇÃO o pagamento dos débitos de IPVA, MULTA e DPVAT de 2018, vencidos e ainda aqueles que não estiver vencido até a data do leilão, bem como fica obrigado o arrematante a transferir o veículo, junto ao Detran no prazo legal de 30 (trinta dias), para isso, o Município não entregará ao arrematante Documento único de Trânsito (DUT), sendo entregue tão somente, Edital de leilão (cópia do fixado no mural) autenticado pelo Município, Fatura de Leilão do Leiloeiro, Ata de Posse do Sr.(a) Prefeito e Ata de Leilão, devendo estes serem encaminhados ao Detran para a devida transferência. 3.4. Dos veículos vendidos, recebidos pelo Município por Doação da Receita Federal, descritos no Anexo II do Edital, fica às expensas para quem Arrematar todos os ônus e toda parte burocrática para liberação, transferência e ou, se for o caso, a baixa dos mesmos. IV 
- DA VISITAÇÃO PÚBLICA: 4.1. Data e Hora da Visitação: A visitação pública dos lotes que serão leiloados dar-se-á nos dias 04 e 07 de maio de 2018 e no dia do Leilão até o horário do inicio, em horário comercial da Prefeitura Municipal de Rolador. 4.2. Local da Visitação: Pátio da Garagem Municipal – Pátio de Máquinas – e demais endereços identificados onde estão os lotes no Anexo I de Edital. 
V - DA PARTICIPAÇÃO: 5.1. Poderão participar do leilão pessoas físicas e jurídicas, sendo que no ato o participante que arrematar o lote deverá apresentar obrigatoriamente os seguintes documentos: 5.1.1. Pessoas Físicas: RG, CPF e Comprovante de Residência e/ou declaração de endereço. . 5.1.2. Pessoas Jurídicas: Contrato Social ou cópia autenticada, CNPJ, RG e CPF do representante, com firma reconhecida, comprovando serem seus representantes legais, por sócio, dirigente, proprietário ou assemelhado com poderes bastantes, e que satisfaçam as demais condições deste Edital. . 5.1.3. Pessoas emancipadas: devem apresentar além dos documentos dos itens 5.1.1 ou 5.1.2, o documento comprobatório do registro da emancipação em registro público. 5.1.4. Os documentos referidos no item anterior deverão ser exibidos no original ou por qualquer processo de fotocópia, deverá estar devidamente autenticada por cartório ou por servidor da Administração, ou estar publicado em qualquer órgão da imprensa oficial. 5.2. Neste Leilão NÃO poderão participar servidores do Município de Rolador/RS e os funcionários do Leiloeiro Oficial contratado. 5.3. O arrematante fica proibido de dar lances em nome de terceiros, quando não representado. 5.4. Fica proibido ao Arrematante a transferência do lote arrematado antes da quitação junto ao Leiloeiro e ao pagamento aos cofres públicos do Município, nos termos da legislação vigente. 5.5. Veículos automotores descritos no Anexo II, considerados como sucatas, somente poderão participar do leilão apenas os Centros de Desmanches de Veículos Automotores, Comércio de Peças Usadas e Reciclagem de Sucata – CDV – registrados operacionais ou credenciados pelo Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/RS, ou empresas de outras Unidades da Federação que tenham como atividade desmontagem de veículos automotores terrestres destinados à comercialização de partes, peças e acessórios automotivos, os quais deverão apresentar todos os documentos comprobatórios exigidos no edital de licitação. 
VI - DO PROCEDIMENTO: 
6.1. Os interessados efetuarão LANCES verbais, a partir do PREÇO MÍNIMO DE ARREMATAÇÃO, constante deste Edital - ANEXO I e II, considerando-se vencedor o licitante que houver feito a MAIOR OFERTA ACEITA PELO LEILOEIRO. 
6.2. Na sucessão de lances, a diferença do valor NÃO PODERÁ ser inferior ao valor indicado pelo leiloeiro no início da arrematação do lote, podendo o COMITENTE ou o apregoador alterar essa diferença no decorrer do leilão, tornando pública a alteração. 
6.3. O licitante, ao arrematar um lote, deverá colocar imediatamente à disposição do Leiloeiro seu documento de identificação, sob pena de perder o direito ao lote, sendo considerado nulo o lance oferecido, retornando o lote ao leilão. 
6.4. O valor do lance será pago, no evento, através de cheque (cujo banco tenha representante no sistema de compensação de Rolador e em Porto Alegre) de emissão do licitante ou de seu procurador legal, em TED ou em reais (espécies). 
6.5. O arrematante terá até 10 (dez) dias para a retirada de todo o lote e deverá arcar com as despesas de transporte, pessoal, manutenção e retirada dos bens do pátio da Prefeitura, correndo por sua conta os custos necessários, condicionandos e obrigado a retirada de todo o material e bens constantes no lote arrematado. 
6.6. A comissão de Leilão, poderá caso ocorra de não haver arrematação de determinado lote, e a posterior antes do encerramento do leilão, houver proposta por parte do público arrematante, sobre este lote, inferior ao da avaliação, tomar a decisão de homologar ou recusar a proposta desde que a decisão seja unanime entre os membros da comissão, o que a posterior, o leiloeiro, deverá fazer nova chamada sobre o lote ao público, partindo do lance oferecido homologado, podendo este ser vencido por oferta de lance a maior acima do homologado.
 6.7. Durante a realização do leilão fica proibida a cessão, a qualquer título, dos direitos adquiridos pelo arrematante. 
6.8. Uma vez aceito o lance, não se admitirá a sua desistência. 
6.9. Toda a regularização de documentos, ônus de transferência e traslado dos bens, corre por conta do arrematante, bem como quaisquer outras despesas que por ventura estiver sobre o bem/objeto. Veículos automotores, considerados como sucatas, somente: poderão participar do leilão apenas os Centros de Desmanches de Veículos Automotores, Comércio de Peças Usadas e Reciclagem de Sucata – CDV – registrados operacionais ou credenciados pelo Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/RS, ou empresas de outras Unidades da Federação que tenham como atividade desmontagem de veículos automotores terrestres destinados à comercialização de partes, peças e acessórios automotivos, os quais deverão apresentar todos os documentos comprobatórios exigidos no edital de licitação. 
VII - DA ENTREGA DO BEM: 
7.1. A entrega do(s) bem(ns) arrematado(s) dar-se-á com a comprovação do efetivo pagamento e entrada dos valores nos cofres públicos do Município de Rolador/RS, com o devido depósito na CONTA CORRENTE DO MUNICÍPIO, BANCO DO BRASIL S/A – AGÊNCIA 0437-5. - C/CORRENTE: 7872-7 e a quitação junto ao Leiloeiro Oficial contratado, em data e hora a serem estabelecidos pela Comissão de Leilão, salvo situação excepcional justificada pelo Comitente. 
7.2. Quando o pagamento do(s) lote(s) arrematado(s) for efetuado em cheque, a liberação só acontecerá após sua compensação. 
7.3. A não retirada do lote arrematado do local do leilão, no prazo de até 10 (dez) dias contados a partir da data da liberação para a entrega do bem, implicará o cancelamento da arrematação, podendo ser realizado novo leilão ou destinação para doação, conforme o caso. 7.4. A entrega dos lotes arrematados se dará das seguintes formas: 
7.4.1. Pessoa Física: A pessoa deverá entregar cópia da carteira de identidade, ou se esta não puder comparecer pessoalmente, poderá nomear um procurador que deverá deixar a original da procuração e cópia da sua carteira de identidade. 
7.4.2. Pessoa Jurídica: Utilizando-se de Nota de Entrada da empresa, mediante entrega da 1ª Via da Nota Fiscal ou, utilizando-se de Nota Avulsa, mediante entrega da 1ª Via da Nota Fiscal, devidamente validada pelo Fisco. Seus representantes deverão apresentar o original ou cópia autenticada do ato constitutivo e alterações, onde conste que eles sejam representantes da Empresa ou sendo eles procuradores dela, e não sócios, deverão deixar a original da procuração e cópia de sua identidade. .

7.4.3. Quando o reconhecimento de firma da procuração apresentada, na forma dos itens 7.4.1 e 7.4.2, for de Tabelionato localizado em município diverso do Comitente onde se encontra o(s) lote(s), será exigido o sinal público como condição de aceitação deste tipo de documento para a entrega do(s) bem(ns) arrematado(s). 
VIII - DA ATA: 
8.1. Após o Leilão, será lavrada ata circunstanciada, na qual figurarão os lotes vendidos, bem como a correspondente identificação dos arrematantes e os trabalhos de desenvolvimento da licitação, em especial os fatos relevantes. 
8.2. A ata será assinada, ao seu final pelos membros da Comissão de Leilão e Licitações, pelo leiloeiro e licitantes que desejarem.
 IX- DA ADJUDICACÃO E HOMOLOGAÇÃO: A deliberação quanto à homologação e à adjudicação do objeto do leilão será feita pelo Prefeito de Rolador, com base na Lei n° 8.666/93 – artigo 43, § 4° e inciso VI. 
X - DAS SANÇÕES E PENALIDADES: Estarão sujeitas, sem prejuízo de outras indicadas em Leis específicas, às sanções e penalidades previstas na Lei 8.666/93 e suas alterações, todas as pessoas físicas e jurídicas que participarem desta licitação/leilão. 
XI – IMPUGNAÇÕES: Impugnações ao leilão deverão ser apresentadas por escrito e deverão ser dirigidas e protocoladas ao Prefeito Municipal de Rolador/RS, até cinco dias úteis antes da data do evento, de conformidade com a Lei 8.666/93. 
XII - DA REVOGAÇÃO OU ANULAÇÃO: Quanto ao Leilão, antes da retirada dos lotes arrematados, o Prefeito de Rolador/RS, poderá no interesse público, quer de ofício, quer mediante provocação de terceiros, revogá-lo parcial ou totalmente, devendo, no caso de ilegalidade, anulá-lo no todo.
 XIII - DISPOSIÇÕES FINAIS: 

13.1. A descrição dos lotes está sujeita a correções constatadas e divulgadas no momento do leilão, para cobertura de omissões ou eliminação de distorções eventualmente verificadas. 
13.2. O Prefeito de Rolador/RS poderá, por motivos justificados, retirar do leilão qualquer um dos lotes descritos neste Edital, bem como acrescentar lotes até a hora do leilão. 
13.3. Os prazos aludidos neste Edital só se iniciam e vencem em dias de expediente no Município Rolador/RS. 
13.4. Informações adicionais relativas ao evento serão prestadas pela Comissão de Licitações, Comissão de Leilão ou pelo Leiloeiro Oficial contratado. 
13.5. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Licitações e/ou Comissão de Leilão ou pelo Leiloeiro Oficial contratado. 
13.6. Fica eleito o Foro da Comarca de São Luiz Gonzaga (RS), Estado do Rio Grande do Sul, para discussão de eventuais litígios, oriundos da presente Licitação, com renúncia de outros, ainda que mais privilegiados. 
Rolador/RS, 09 de abril de 2018.

 Paulo Rogério Menezes de Souza 
          Prefeito 

Publique-se
 Registre-se 


ANEXO I 
RELAÇÃO DE LOTES A SEREM LEILOADOS LOTES DESCRIÇÃO DO BEM AVALIAÇÃO 

LOTE 01 Veículo VW Saveiro 1.6 Titan ano e modelo 2008, 103 CV de cor branca Placas ION 1064 – CH 9bweb05w88p108176. Número de Patrimônio 866. Obs.: Ressalvando que: A regularização e/ou eventual baixa, pagamento de Multa, solicitação de Segunda via de documentos dos veículos, será por conta do Arrematante. R$ 4.500,00 
LOTE 02 Veículo Fiat Doblô ELX 1.8 Flex, ano e mod 2009, de cor azul, 114CV, Placas IPT1344. Número de Patrimônio 845. Obs.: Ressalvando que: A regularização e/ou eventual baixa, pagamento de Multa, solicitação de Segunda via de documentos dos veículos, será por conta do Arrematante. R$ 7.000 ,00
 LOTE 03 Veículo VW Gol 1.6 ano 2010 mod 2011 potência de 104 CV, de cor branca, Placas IRK8764, CH 9BWAB0SU7BP106083. Número de Patrimônio 2225. Obs.: Ressalvando que: A regularização e/ou eventual baixa, pagamento de Multa, solicitação de Segunda via de documentos dos veículos, será por conta do Arrematante. R$ 8.000,00 
LOTE 04 Veículo Fiat Uno Mile Economy ano e mod 2013, Potência 66 CV de cor branca, Placas IUG8625, CH 9BD15822AD6817235. Número de Patrimônio 2603. Obs.: Ressalvando que: A regularização e/ou eventual baixa, pagamento de Multa, solicitação de Segunda via de documentos dos veículos, será por conta do Arrematante. R$ 5.000,00
 LOTE 05 Veículo VW Kombi ano 2009 mode 2010, de cor branca, potência 99 CV, Placas IPX2521, CH 9BWMF07X4AP003694. Número de Patrimônio 833. Obs.: Ressalvando que: A regularização e/ou eventual baixa, pagamento de Multa, solicitação de Segunda via de documentos dos veículos, será por conta do Arrematante. R$ 5.000,00
 LOTE 06 Veículo Sprinter Ambulância ano 2004 mod 2005, potência 129 CV de cor branca, Placas IMM6950, CH 8AC9036615A926356. Número de Patrimônio 785. Obs.: Ressalvando que: A regularização e/ou eventual baixa, pagamento de Multa, solicitação de Segunda via de documentos dos veículos, será por conta do Arrematante. R$ 5.000,00 
LOTE 07 Veículo VW Gol ano 2013 mod 2014 potência de 104 CV, de cor branca, Placas IUN 9189, CH 9BWA45U6ET054500. Número de Patrimônio 2723. Obs.: Ressalvando que: A regularização e/ou eventual baixa, pagamento de Multa, solicitação de Segunda via de documentos dos veículos, será por conta do Arrematante. R$ 18.000,00 
LOTE 08 PÁ CARREGADEIRA FIAT ALLIS 1500 B. Número de Patrimônio 1071. Situação; Estado do motor bom, parte hidráulica, boa, câmbio, bom, freio, bom, direção e embreagem estão bons, pneus, estado regular, Torque, bom, Diferencial dianteiro quebrado. R$ 12.000,00 
LOTE 09 TRATOR TL 75 ANO 2006. Número de Patrimônio 1071. Situação; Estado do motor ruim, desmontado e fundido, parte hidráulica, câmbio, freio, direção e embreagem estão bons, pneus, estado regular, turbo bom. R$ 19.700,00 
LOTE 10 LOTE RETIRADO DO LEILÃO DEVIDO A REUTILIZAÇÃO PELO MUNICÍPIO. LOTE 11 SEMEADEIRA KF TRAÇÃO ANIMAL – 3 LINHAS. R$ 200,00 
LOTE 12 LOTE RETIRADO DO LEILÃO DEVIDO A REUTILIZAÇÃO PELO MUNICÍPIO. LOTE 13 SUCATAS DE FERRO E OUTROS EQUIPAMENTOS DE FERRO. R$ 0,12 centavos o Kg. Estimativa total de R$ Breve Estimativa total do peso 1.000kG 

ANEXO II RELAÇÃO DE LOTES A SEREM LEILOADOS LOTES DESCRIÇÃO DO BEM AVALIAÇÃO
 LOTE 14 Veículo: Caminhão MERCEDEZ BENS L -1418 - E Ano/Modelo: 1994/1994 Cor: verde Placa: JTG 3802 Chassi: 9BM384024RB041165. Patrimônio: 864. OBS: Veículo originário de Doação da Receita Federal, sem documentação regular. Regularização de documentos por conta do arrematante, bem como quaisquer outras despesas que por ventura estiver ou recair sobre o bem/objeto, e/ou eventual baixa, pagamento de Multa, solicitação de Segunda via de documentos dos veículos, será por conta do Arrematante. R$ 5.000,00 

LOTE 15 Veículo: Caminhão MERCEDEZ BENS L -608- D Ano/Modelo: 1977/1977 Cor: branco Placa: AFP 0942 Chassi: 30830212353543. Patrimônio: 2801. OBS: Veículo originário de Doação da Receita Federal sem documentação regular. Regularização de documentos por conta do arrematante, bem como quaisquer outras despesas que por ventura estiver ou recair sobre o bem/objeto, e/ou eventual baixa, pagamento de Multa, solicitação de Segunda via de documentos dos veículos, será por conta do Arrematante. R$ 4.000,00
 LOTE 16 Veículo: VW/Parati 1.6 Ano/Modelo: 2009/2010 Cor: Preta Placa: EIT 4711 Chassi: 9BWGB05W2AP003017. Patrimônio: 2803. OBS: Veículo originário de Doação da Receita Federal. Regularização de documentos por conta R$ 1.500,00 do arrematante, bem como quaisquer outras despesas que por ventura estiver ou recair sobre o bem/objeto, e/ou eventual baixa, pagamento de Multa, solicitação de Segunda via de documentos dos veículos, será por conta do Arrematante. 

LOTE 17 Veículo: GM VECTRA CD Ano/Modelo: 1995/1995 Cor: azul Placa: BQM 2075 Chassi: 9BGLL19BSSB315092. Patrimônio: 2804 OBS: Veículo originário de Doação da Receita Federal sem documentação regular. Regularização de documentos por conta do arrematante, bem como quaisquer outras despesas que por ventura estiver ou recair sobre o bem/objeto, e/ou eventual baixa, pagamento de Multa, solicitação de Segunda via de documentos dos veículos, será por conta do Arrematante. R$ 1.000,00 

LOTE 18 Veículo: VW/Parati 1.6 Ano/Modelo: 1996/1996 Cor: Branca Placa: IFQ 1989 Chassi: 9BWZZZ379TT198767. OBS: Veículo originário de Doação da Receita Federal sem documentação regular. Regularização de documentos por conta do arrematante, bem como quaisquer outras despesas que por ventura estiver ou recair sobre o bem/objeto, e/ou eventual baixa, pagamento de Multa, solicitação de Segunda via de documentos dos veículos, será por conta do Arrematante. R$ 800,00

 LOTE 19 Veículo: FIAT UNO MILLE FIRE FLEX Ano/Modelo: 2008/2008 Cor: preto Placa: HIC 7546 Chassi: 9BD15802786099068. Patrimônio: 2806. OBS: Veículo originário de Doação da Receita Federal sem documentação regular. Regularização de documentos por conta do arrematante, bem como quaisquer outras despesas que por ventura estiver ou recair sobre o bem/objeto, e/ou eventual baixa, pagamento de Multa, solicitação de Segunda via de documentos dos veículos, será por conta do Arrematante. R$ 1.200,00 

LOTE 20 Veículo: FIAT PALIO EX Ano/Modelo: 1998/1999 Cor: cinza Placa: CQD 5719 Chassi: 9BD178296W0776559 Patrimônio: 803. OBS: Veículo originário de Doação da Receita Federal sem documentação regular. Regularização de documentos por conta do arrematante, bem como quaisquer outras despesas que por ventura estiver ou recair sobre o bem/objeto, e/ou eventual baixa, pagamento de Multa, solicitação de Segunda via de documentos dos veículos, será por conta do Arrematante. R$ 1.000,00 

LOTE 21 Veículo: VW GOL/CLI Ano/Modelo: 1995/1995 Cor: Branca Placa: AFK 9654 Chassi: 9BWZZZ377ST113337. OBS: Veículo originário de Doação da Receita Federal sem documentação regular. Regularização de documentos por conta do arrematante, bem como quaisquer outras R$ 800,00 despesas que por ventura estiver ou recair sobre o bem/objeto, e/ou eventual baixa, pagamento de Multa, solicitação de Segunda via de documentos dos veículos, será por conta do Arrematante. INFORMAÇÕES: SITES: 

www.finattoleiloes.com.br www.rolador.rs.gov.br

 Fone Leiloeiro Oficial contratado, fone/celular: (51) 99277-3355, (51) 99613-7228, 
e-mails: lfinatto.finatto@gmail.com.br A seguir fotos dos bens, meramente ilustrativas, posto que, os mesmos sempre podem sofrer alterações até o leilão, indispensável aos interessados a visitação dos mesmos, conforme preconiza o Edital a fim de certificarem-se das reais condições dos bens:

 Lote 01 Lote 02 Lote 03 Lote 04 Lote 05 Lote 06 Lote 07 Lote 08 Lote 09 Lote 10 LOTE RETIRADO DO LEILÃO DEVIDO A REUTILIZAÇÃO PELO MUNICÍPIO. Lote 11 Lote 12 LOTE RETIRADO DO LEILÃO DEVIDO A REUTILIZAÇÃO PELO MUNICÍPIO. Lote 13 Lote 14 Lote 15 Lote 16 Lote 17 Lote 18 Lote 19 Lote 20 Lote 21

quinta-feira, 5 de abril de 2018

segunda-feira, 19 de março de 2018

CENTRO DE LEILÕES DE BUTIÁ - OFERECE!!!

CIA DOS LEILOES DO RS:

Foto do perfil de manoel velho

leiloeiromanoelvelho@gmail.com
Fone:  51-997399552
           51- 99966466
 BENS A LEILÃO

Leilão Município de Rio Pardo
Rua: Dorival De Sa Bastos
Bairro: Boa Vista
Local: Patio da Secretaria de Obras do Município 
Horas: 11:00 hrs.
  • Um automóvel marca Ford, modelo Pampa 1.8 L, ano 1996, placa IFV4352, chassi 9BFZZZ554TB953024, cor azul, tipo caçamba fechada, em estado ruim de conservação, avaliado em R$ 3.300(três mil e trezentos reais);
  • Um caminhão marca VW, modelo 6.90, ano 1986, placa IHL 7061, chassi V026574, cor vermelho, tipo caçamba aberta, em estado ruim de conservação, avaliado em R$ 4.200,00(quatro mil e duzentos);
  • Um automóvel marca Vw, modelo Gol Special, ano 2000, placa IJL 9040, chassi 9BWCA15X9YP097505,cor branca, em estado regular de conservação, avaliado em R$ 3.900,00 (trez mil e novecentos reais);
  • Uma motoniveladora ESP/TR rodas, marca M.A., modelo Fiat Allis, ano 1992, placa IIF9273, chassi 69ª00125, cor amarela, em estado ruim(sucata) de conservação, avaliado em R$ 18.000,00(dezoito mil reais);
  • Uma CAR/ TRATOR DE RODAS, marca case, modelo M.A. 580 L, ano 2002, placa IKS 4465, chassi HBZ0007168, cor amarela, em estado regular de conservação, avaliado em R$ 23.000,00(vinte e três mil reais);
  • Um motociclo marca YAMAHA, modelo RD 135, ano 1997, placa IGE9690, chassi 9C62MW000V0051217, cor branca, estado ruim de conservação, avaliado em R$ 380,00(trezentos e oitenta reais);
  • Um caminhão marca FORD, modelo F14000HD, ano 1993, placa IDX4413, chassi 9BFXTNSM6NDB10398,cor branca, em estado ruim de conservação, avaliado em R$ 4.500,00(quatro mil e quinhentos reais);
  • Uma retroescavadeira marca RANDON, modelo RK-406, ano 2003, chassi 3ª0406MC2W0036, cor amarela e cinza RK,sem placas, em estado ruim(sucata) de conservação, avaliado em R$ 3.900,00(três mil e novecentos reais);
  • Um ônibus marca Marcopolo, modelo Volare V6 Esc, ano 2005, placa IMO0558, chassi 93PB36D2M5C015897, cor branca, em estado regular de conservação, avaliado em R$ 9.300,00(nove mil e trezentos reais);
  • Um automóvel marca VW, modelo Gol Especial, placas IKE- 7700, cor branca, chassi 9BWCA05YX1T216856, ano de 2001/2001, em estado regular de conservação, avaliado em R$ 4.500,00(quatro mil e quinhentos reais);
  • Um automóvel marca VW, modelo Gol 1.0, placas DCZ-2258, chassi 9BWCA05X25T180285, ano de fabricação 2005, Renavam 864230605, recebido a título de doação da Receita Federal do Brasil por intermédio do Ato de destinação de Mercadorias Apreendidas- ADM: 0350 de 29 de março de 2012, em estado ruim(sucata) de conservação, avaliado em R$ 480,00(quatrocentos e oitenta reais);
  • Um trator de esteira marca KOMATSU D-50, sem placa, sem numero de chassi e sem registro de ano de fabricação em estado regular de conservação, avaliado em R$ 45.000,00(quarenta e cinco mil e trezentos reais);
  • Sucata de uma Motoniveladora ESP/Trator de rodas , marca M.A/HWB, chassi série 813, em estado bom de conservação,avaliado em R$ 42.500,00(quarenta e dois mil e quinhentos reais);

sexta-feira, 16 de março de 2018

O PREFEITO MUNICIPAL DE SERTÃO SANTANA, no uso de suas atribuições legais e de conformidade com a Lei Federal 8.666/93 e suas alterações posteriores, torna público que às 14 horas do dia 06 de abril de 2018, na Rua 24 de Março 1890, na cidade de Sertão Santana

CIA DOS LEILOES DO RS:
Finatto Leilões
Leilões

Excelente Leilão do Município de Sertão Santana/RS
Local: No Auditório da Prefeitura, na rua 24;de março 1890 em Sertão Santana - RS
Data e Hora: 06/04/2018 às 14:00 H Trator J Deere, Retro 4x4 e 4x2, Patrola motor Scania, Fiat Doblô 7 Lug, Ford Fiesta 1.6, Honda 100 c/700km, Ônibus VW Gerador semi novo, Kit
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EXCELENTE LEILÃO DO DETRAN EM URUGUAIANA RS
Local: SEST/SENAT RUA PERIMETRAL OESTE n 3601 B. Cidade Nova - URUGUAIANA/RS
Data e Hora: 11/04/2018 às 10:00 Horas - Aproximados 160 veículos para rodar entre motos e carros - Diversos lotes de sucatas de carros e motos veja os Editais completos abaixo
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Leilao da Prefeitura Municipal de Gravataí RS
Local: Av. Ely Corrêa n. 675, sexto andar, Parque dos Anjos em Gravataí.
Data e Hora: 28/02/2018 às 11:00 Lotes de sucatas diversas, sucatas de Kombi, sucatas de informática, material hospitalar, freezers, balanças e muitos outros - veja Edital Compl
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EXCELENTE LEILÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CRISTAL RS - ´Com IMPLEMENTOS E MÁQUINAS AGRICOLAS, TRATORES E RETRO
Local: Pátio da Prefeitura Municipal de Cristal, localizado na Rua Sete de Setembro nº. 177, na Cidade de Cristal-RS.
Data e Hora: 30/11/-0001 às 11:00H - TRATOR FORD, PATROLA FIAT ALLIS, PÁ CARREGADEIRA MICHIGAN, RETROESCAVADEIRA, CAMINHÃO MB, TRAFIC, CLIO, PARATI,GOL, PÁLIO, LOTES DE MOBILIARI
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EXCELENTE LEILÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA PALMA RS
Local: : No Pátio da Garagem Municipal – Avenida Dom Erico Ferrari, 145 – Pátio de Máquinas – Nova Palma.
Data e Hora: 14/12/2017 às 11:00H - CAMINHÕES, RETRO ESCAVADEIRAS, TRATOR, REBOQUES, ROLO COMPACTADOR, ÔNIBUS e MICRO ÔNIBUS, TOYOTA, SUCATAS DIVERSOS VEJA FOTOS E EDITAL COMPLE
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Detran
TRT 4
Tribunal de Justiça

 
Rua Rio Grande do Sul, 64 (altos)
Pda. 73 Gravataí - CEP 94.045-000
Fone/Whats 51 99613.7228 - 51 99277.3355
www.finattoleiloes.com.br
lfinatto.finatto@gmail.co

EDITAL DE LEILÃO 01/2018


O PREFEITO MUNICIPAL DE SERTÃO SANTANA, no uso de suas atribuições legais e de conformidade com a Lei Federal 8.666/93 e suas alterações posteriores, torna público que às 14 horas do dia 06 de abril de 2018, na Rua 24 de Março 1890, na cidade de Sertão Santana, procederá ao leilão público de bens inservíveis de propriedade do Município, sendo realizado pelo leiloeiro Argemiro Luiz Finatto, designado pela Portaria nº1.328, e contrato nº 023/2018, conforme discriminação abaixo:

LOTE 01 - Patrimônio 3981: Retroescavadeira JCB 214E 3C, fabricação nacional, equipada com motor JCB turbo de 92HP a 2200RPM, tração nas 2 rodas, com cabine fechada com ar condicionado, cor amarela ano/modelo 2008, chassi/serie 9B9214TC48DT4687 serie 1102687, chassi/serie 9B9214TC48DT4687, Renavam 514000 – VALOR: R$50.000,00;

LOTE 02 - Patrimônio 4180: Retroescavadeira e pá carregadeira frontal JCB 4CX com cabine fechada com ar condicionado, cor amarela, ano/modelo 2008, com motor turbo de 100HP a 2200 RPM, máquina com chassi série JCB4CX4WC81343656, motor/série SB320/40243U1687108, nº série 1343656 – VALOR: R$80.000,00;

LOTE 03 - Patrimônio 2459: Motoniveladora (patrola), Huber Warco, motor Scania 10D (ano 1975), chassi l9595/ACB2 – VALOR: R$25.000,00;

LOTE 04 - Patrimônio 6362: Trator John Deere 5700, Turbo ano 2000, chassi – VALOR: R$15.000,00;

LOTE 05 - Patrimônio 5301:  veículo Fiat Doblo Essence 1.8 16V,  ano e modelo 2012, álcool e gasolina, cor branca, 4 portas, capacidade 7 pessoas, pot/cil 132CV, radio MP3 original de fábrica, ar condicionado, direção hidráulica, air bag, trava elétrica,   chassi 9BD119609C1093544 e Renavam 477639712, placas ITI6184 – VALOR: R$18.000,00;

LOTE 06 - Patrimônio 6218: veiculo Ford Fiesta Hatch 1.6 flex, 107 CV,  04 portas, ano/modelo 2013/2014, cor branco ártico, lotação 5 pessoas, ar condicionado, direção hidráulica, alarme, trava elétrica, nº motor QF9E8050223,  código Renavam 00588937932, chassi 9BFZF55P5E8050223, placas IUX8401, com rádio marca Pioneer modelo DEH-1680UB – VALOR: R$16.000,00;
LOTE 07 - Patrimônio 2366: Ônibus Volkswagen 16.180, capacidade 45 passageiros, motor diesel, ano 1995, placas JTO3578, Renavam 00640015107, chassi 98WYTARBXSDB75025 – VALOR: R$9.800,00 ;

LOTE 08 - Patrimônio 5847: motocicleta Honda POP 100, gasolina, ano 2012, cor vermelha, placas ITS6643, chassi 9C2HB0210CR474898, Renavam 00495203246 – VALOR: R$1.500,00;

LOTE 09 - Patrimônio 4960: gerador diesel marca Toyama 6 KVA com partida, 10cv, modelo TD700CXE-ATS – VALOR: R$2.000,00;

LOTE 10 - 19 monitores LCD 15 polegadas – VALOR R$950,00;

LOTE 11 - Patrimônio 2695: ar condicionado janela quente/frio 10.000 btus, marca Greew  - VALOR: R$100,00;

LOTE 12 - Patrimônio 3456: ar condicionado janela quente/frio 10.000 btus, marca Consul – VALOR: R$100,00;

LOTE 13 - Patrimônio 3128: ar condicionado janela quente/frio  12.000 btus, marca Elgin- VALOR: R$120,00

LOTE 14 - Kit de tornearia de madeira – VALOR: R$1.200,00

LOTE 15 - Patrimônio 3455: ar condicionado janela quente/frio 12.000 btus, marca Consul – VALOR: R$120,00;

LOTE 16 - 02 bombas de abastecimento de combustível com marcador – VALOR: R$500,00

BENS CONSIDERADOS SUCATAS NO VALOR DE R$400,00
- LOTE 17 - Computador considerado sucatas: patrimônio: 4672,4683,4610,3116,3114,3120,3532,4880,3118,3104,3115,3113,3804,2768.
-  11 Impressoras consideradas sucatas: patrimônio:
247,5274,4914,3122,5214,5426,4453,5270,4411,247,4926
-  02 aparelhos de fax  patrimônio: 310, 3478
- 01 aparelho telefone patrimônio 4985
- 01 aparelho parabólica patrimônio 3549
- 01 rádio portátil 100W  AM/FM c/CD MP3, marca Toshiba record RG8177 na cor branca patrimônio 3549
- 01 central telefônica de 10 linhas e 40 ramais com aparelho de atendimento marca INTELBRAS TI73Oi, nsIT0910280038 patrimônio 4769.
- 01 fragmentadora de papel marca Secreta SEC15A patrimônio 4450
- 02 ventilador de mesa patrimônio 5342 e 5332
- 04 nobreak patrimônio: 3886,2567,3888,5721;
- 02 aquecedor elétrico patrimônio: 4897,4894;
- 01 bebedouro adulto elétrico em inox marca Tibel nº serie 126598 patrimônio 4053;
-  03 autoclave de esterilização: patrimônio 2382 marca Stermac;
-  02 maquinas de cortar grama patrimônio 2712 e 6226;
- teclados, mouses, cartuchos de tonner e outros eletrônicos.

BEM CONSIDERADO SUCATA NO VALOR DE R$100,00

LOTE 18 - 01 esteira elétrica marca Athletic, modelo Speedy 3 patrimônio 2702 – R$ 100,00

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO:
01.    Só serão considerados os lances de valor igual ou superior ao da avaliação atribuída aos lotes.
02.    O bem acima estará exposto para visitação pública na Rua 24 de Março 1890, de segunda a sexta-feira, no horário das 9 às 12 e das 13 às 17 horas.
03.    O pagamento será efetuado à vista ou cinco dias contados a partir da data de realização do leilão, na retirada do bem, junto a tesouraria da Prefeitura Municipal de Sertão Santana.
Caso o arrematante não efetue o pagamento estipulado, perderá o direito sobre o bem, que será levado a novo leilão, e poderá ser suspenso de novos leilões que o Município venha a realizar, ou declarado inidôneo, nos termos do disposto no art. 87, I a IV, da Lei Federal n 8.666/93.
04.    O arrematante retirará o(s) bem(bens) a ele adjudicados obrigatória e concomitantemente com a integralização do pagamento.
No caso de a integralização do pagamento ocorrer por meio de cheque, a retirada do(s) bem(bens) dar-se-á, obrigatoriamente, somente após a compensação deste. Os documentos do(s) bem(bens) serão entregues ao arrematante somente no momento de sua retirada.
05.    Ocorrendo força maior ou caso fortuito, no interregno de tempo entre a data de realização do leilão e da retirada do(s) bem(bens), que impeça a entrega dos mesmos, fica resolvida a obrigação mediante a restituição do valor pago.
06.    Uma vez integralizado o pagamento, o Município de Sertão Santana exime-se de toda e qualquer responsabilidade pela perda total ou parcial e avarias que venham a ocorrer nos bens arrematados e não retirados dentro do prazo a que se refere o item 4.
Sertão Santana, 14 de março de 2018.



                                                                                     Irio Miguel Stein
Prefeito Municipal



...Este Edital, encontra-se no Site do Município de Sertão Santana.




terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Leilão - Prefeitura Municipal de Gravataí RS

CIA DOS LEILOES DO RS



Finatto Leilões
Leilões

Leilao da Prefeitura Municipal de Gravataí RS
Local: Av. Ely Corrêa n. 675, sexto andar, Parque dos Anjos em Gravataí.
Data e Hora: 28/02/2018 às 11:00 Lotes de sucatas diversas, sucatas de Kombi, sucatas de informática, material hospitalar, freezers, balanças e muitos outros - veja Edital Compl
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sábado, 20 de janeiro de 2018

PECULIARIDADES DA PRAÇA E LEILÃO NO PROCESSO DO TRABALHO E NO PROCESSO COMUM

CIA DOS LEILOES DO RS:

Execução: Praça, leilão, lance mínimo e lance vil

Execução: Praça, leilão, lance mínimo e lance vil

Fábio Nunes de Lima
 
 
Sumário: 1. Introdução. 2. Praça. 2a. Publicidade. 3. Leilão 4. Peculiaridades da praça e leilão no processo do trabalho e no processo comum. 5. Lance mínimo. 6. Lance vil. 7. Efetividade da execução trabalhista: praça e leilão. 7a. Alienação por iniciativa particular. 7b. Adjudicação. 7c. Remição. 8. Conclusão. Referências bibliográficas.
1. INTRODUÇÃO
Tanto a praça como leilão são formas de expropriação de bens, próprias da fase de execução, que têm como finalidade satisfazer o direito do credor.
Utiliza-se o termo hasta pública, quando se tratar de bem móvel ou imóvel, levado à praça ou leilão.
O termo hasta pública é gênero, do qual praça ou leilão são espécies.
Assim, temos que os bens serão arrematados em hasta pública.
A expressão “praça” tem origem no direito romano, já que a arrematação do bem realmente ocorria em uma praça, na qual se hasteava uma lança (hasta)[1].
Ainda hoje é normalmente utilizado o termo “hasta pública”, quando se refere ao local em que se dá a expropriação dos bens penhorados, sendo certo, porém, que atualmente, o local do ato expropriatório é o átrio do edifício do fórum, quando se tratar de praça ou do local onde se encontrar os bens, se não houver licitantes na praça, quando se tratar de leilão.
Na Justiça do Trabalho poderá ser realizado leilão se não houver nenhum licitante na praça.
Como verificaremos, em momento oportuno, o lance mínimo, no processo civil, será sempre o valor da avaliação do bem, conforme dispõe o art. 686, VI do CPC.
É vedado o lance vil na Justiça do Trabalho, não obstante algumas correntes jurisprudenciais dissonantes.
Verificaremos, por fim, a efetividade da execução trabalhista, na forma de expropriação de bens por meio da praça e do leilão.
2. PRAÇA
O termo “praça” surgiu no direito romano, já que naquela época a arrematação dos bens realmente era realizada em uma praça, na qual se hasteava uma lança.
Valentin Carrion define praça como um conjunto de atos processuais, ou seja, é uma fase processual.
 “A praça é uma fase processual, conjunto de atos processuais de consequências graves para o executado e de grande interesse para o exeqüente.”[2]
A praça é, quanto ao o local, o espaço físico em que comparecem os interessados em arrematar determinados bens, sendo que o vencedor será aquele que oferecer o maior lance.
Conforme dispõe o art. 686 do CPC a praça realizar-se-á no átrio do edifício do Fórum.
O artigo 686, IV do CPC passou a denominar como “praça” a hasta pública de bem imóvel, porém não se aplica tal conceito no processo do trabalho, já que poderão ser levados à praça tanto os bens imóveis quanto os bens móveis, por força do art. 888 da CLT.
Para Manoel não existe no processo do trabalho praça e leilão, mas sim dois leilões.[3]
Já para Sergio Pinto Martins não existe no processo do trabalho praça e leilão, mas sim duas praças.[4]
Na prática, conforme observado por Marcelo Papaléo Souza a praça, conforme previsão disposta no CPC não ocorre na Justiça do Trabalho:
“Tal disposição e a falta de estrutura de algumas varas trabalhistas têm desencadeado a ocorrência de somente leilões dos bens penhorados, independentemente de serem bens móveis ou imóveis.”[5]
Ademais, como verificaremos mais adiante, o TRT/SP vem logrando êxito na expropriação de bens realizados via leilões, trazendo maior efetividade ao processo de execução trabalhista.
2a. PUBLICIDADE
Principal requisito formal no edital de praça e leilão é a publicidade.
Neste sentido, Manoel Antonio Teixeira Filho:
“A finalidade do edital é divulgar, tornar público, que, em determinado dia, horário e local, os bens descritos poderão ser, na forma da lei, arrematados (ou adjudicados). É também necessário que o edital individualize os bens, indicando-lhes a quantidade, a qualidade, o estado de conservação e os demais elementos característicos, além do valor da avaliação, e esclareça se sobre eles existem algum ônus. Todas essas providências visam a permitir que os terceiros (embora o credor possa arrematar, conforme veremos adiante) compareçam à praça e concorram, em igualdade de condições, na arrematação”.[6]
O edital é afixado na sede do juízo ou tribunal e publicado no jornal local, se houver, com antecedência mínima de 20 dias e é importante mecanismo ao passo que propicia uma ampla divulgação, que trará, consequentemente, maior número de interessados à praça ou leilão.
Assim temos que a praça é precedida de edital, que constará o dia, hora e local da sua realização, bem como valor de avaliação.
3. LEILÃO
O artigo 686, IV do CPC passou a denominar como “leilão” a hasta pública de bem móvel.
Assim como ocorre na praça, não se aplica o dispositivo do processo comum ao processo do trabalho, já que tanto os bens imóveis quanto os móveis poderão ser levados ao leilão, desde que não haja licitante na praça, por força do art. 888, § 3º da CLT.
Outro detalhe específico da Justiça do Trabalho é que o leiloeiro será designado pelo juiz:
“É a forma de alienação de bens, pelo maior lanço, por leiloeiro oficial, no lugar designado pelo juiz.”[7]
4. PECULIARIDADES DA PRAÇA E LEILÃO NO PROCESSO DO TRABALHO E NO PROCESSO COMUM
Como vimos, o procedimento de leilão disposto no CPC difere do procedimento disposto na Justiça do Trabalho, já que nesta o leiloeiro é designado pelo juiz, enquanto que naquela a parte é quem indica.
No processo comum a praça é destinada a bens imóveis, enquanto que o leilão é realizado para bens móveis, já no processo do trabalho poderão ser levados à praça e ao leilão tanto bens imóveis quanto bens móveis.
Conforme Valentin Carrion:
“No processo comum, o leilão é próprio dos móveis; no processo laboral, o leilão é previsto facultativamente, quando não houve licitante na praça. No CPC a escolha do leiloeiro é do credor (art. 706); essa exigência não se aplica ao processo laboral. Se não houver leiloeiro oficial na localidade ou o juiz trabalhista não o julgar conveniente ("poderão os mesmos ..."), o leilão será realizado pelo oficial porteiro. É que o legislador do art. 888 deixa ampla iniciativa ao juiz, para melhor adaptar-se às circunstâncias próprias dos bens penhorados, do tempo e do lugar; inexiste assim qualquer irregularidade do hábito de que o leilão seja efetuado pelo próprio aparelho judiciário, onstituindo-se na verdade em uma praça.”[8]
Outra diferença, entre o processo comum e do trabalho, está relacionada com a obrigatoriedade de duas hastas públicas no processo comum, quando não se alcança o valor mínimo na primeira hasta, ou seja, não se alcança o valor de avaliação do bem.
Nelson Nery esclarece:
“Na praça sempre se parte da avaliação, devendo ser ultrapassado seu valor para a aquisição pelo lançador; no leilão, inicia-se do zero, apenas não se permitindo a alienação se houver preço vil. A avaliação é indispensável na praça e dispensável no leilão. Exceção a essa regra temos no CPC 1113 e 1114, em que, apesar da lei falar em leilão (CPC 1113), exige a avaliação (CPC 1114), mas não lhe dá nenhuma importância, porque o bem pode ser vendido por preço abaixo do quantum fixado (CPC 1115) (Mendonça Lima. Comento RT, V. 12, 120).”[9]
No processo do trabalho poderá ser realizada segunda hasta pública somente se na primeira não houver nenhum licitante.
Assim entende Renato Saraiva, ao comentar a diferença entre o processo do trabalho e o processo civil:
No processo civil, em regra, poderá haver duas hastas públicas, onde na primeira o bem somente será vendido se alcançar lanço superior à importância da avaliação (art. 686, VI, do CPC), e a segunda praça ou leilão, onde os bens poderão ser vendidos por qualquer lanço, desde que não seja preço vil (art. 692 do CPC).
Todavia, no processo do trabalho a hasta pública é única, sendo os bens, desde logo, vendidos pelo maior lanço, conforme estabelece o art. 888, § 1.º da CLT.[10]
No mesmo sentido, Marcelo Papaléo Souza, esclarecendo as diferenças entre o processo do trabalho e o processo civil, referindo-se ao valor mínimo da arrematação dos bens:
“Entendemos que, no processo do trabalho, não há obrigatoriedade, como ocorre no processo civil (art. 690, § 1º, do CPC), de que a proposta tenha o valor mínimo da avaliação, pois se é aceito lance inferior ao valor dessa (art. 888, § 1º da CLT), o mesmo deverá ser observado na proposta escrita, haja vista que poderá ser superior ao ofertado na hasta pública.”[11]
5. LANCE MÍNIMO
Conforme o art. 686, VI do CPC o lance mínimo será o preço da avaliação do bem, estabelecido pelo oficial de justiça avaliador.
Como vimos, no processo comum, não será possível a arrematação de bens em praça, por valor inferior ao preço da avaliação, devendo ser respeitado este valor como o lance mínimo aceitável.
No processo do trabalho não existe lance mínimo, sendo vedado apenas o lance vil.
6. LANCE VIL
Marcos Neves Fava entende que a expressão vil carrega um significado pejorativo:
“A expressão vil carrega um significado pejorativo, pois está relacionada com algo obtido por baixo preço, de pouco valor, baixo, reles, desprezível, infame.”[12]
Ademais, não há nenhuma previsão legal definindo o que é lance vil, para fins de praça ou leilão.
Marcelo Papaléo Souza entende que o lance vil tem que ser visto sob dois ângulos, para que haja uma execução menos gravosa ao credor e, ao mesmo tempo, haja uma efetividade na execução trabalhista:
“A legislação não fornece qualquer critério pelo qual se possa aferir se o lance ofertado é ou não vil. A questão deve ser tratada, considerando que a execução deve ocorrer da maneira menos gravosa ao devedor, art. 620 do CPC, aplicável subsidiariamente ao processo trabalhista, mas também o que está em jogo é a efetividade do processo, pois o que tem de ser ponderado é a satisfação do credor, como entrega (integral) da prestação jurisdicional do Estado.”[13]
Para Nelson Nery Junior preço vil é aquele que é inferior a 60% do mercado.[14]
Como não há definição expressa do que é preço vil, colacionamos farta jurisprudência dispondo sobre o tema:
“EMENTA: DA ARREMATAÇÃO POR PREÇO VIL. CONCEITUAÇÃO. Nem a CLT e tampouco o Código de Processo Civil fixam parâmetros para a conceituação de preço “vil” competindo ao Juiz, unicamente, verificar a sua razoabilidade. Extrai-se daí, no tocante ao conceito, que o preço “vil” é aquele que não se presta a cobrir um percentual razoável da dívida. Observa-se no caso em tela que a totalidade do crédito do autor ficou garantido com a expropriação desse bem. Ademais, é cediço que os bens levados à hasta pública nunca alcança o valor da avaliação. Somando-se a isto, deveria o agravante, se pretendesse salvaguardar seu patrimônio valer-se, no momento oportuno, da remição que lhe era facultada pela lei.” (Processo TRT/SP nº 0238300-87.1992.5.02.0053, Agravo de petição, Rel. Ivani Contini Bramante, publ. 13/09/2011).
“EMENTA: ARREMATAÇÃO - LANCE VIL - NÃO CARACTERIZAÇÃO - Em não havendo critério objetivo para definir o lanço vil, a sua caracterização deve ser sempre avaliada no caso concreto que, na espécie, não se configurou, eis que o bem foi arrematado por valor equivalente a trinta por cento da avaliação” - (Processo TRT/MG nº 03984-2005-091-03-00-9 AP Data de Publicação 31/07/2008, Órgão Julgador Sexta Turma, Relator Desembargador Antônio Fernando Guimarães).
“EMENTA: ARREMATAÇÃO - LANÇO VIL - INOCORRÊNCIA. O § 1º do art. 888/CLT dispõe que a arrematação poderá ser efetivada na primeira -hasta pública-, pelo maior lanço, o que impede a aplicação subsidiária do Processo Civil (art. 686-VI). Além disso, inexistindo conceituação legal do que seja -preço vil-, devem ser considerados aspectos subjetivos, tais como a dificuldade de alienação do bem ou se o valor ofertado satisfaz o crédito de natureza alimentar do exeqüente.”- (Sexta Turma, Processo TRT/MG nº 90053-2008-071-03-00-0 AP, Rel. Des. Anemar Pereira Amaral, pub. Em 06/07/2009).
“EMENTA: ARREMATAÇÃO - PREÇO VIL - INEXISTÊNCIA - Se o lanço oferecido pelo arrematante foi superior a 25%do valor do bem, não há falar em preço vil, conforme já decidiu o STJ (RSTJ 106/245). A empresa que se recusa a quitar, em dinheiro, dívida com valor módico não pode pretender que o valor de arrematação seja idêntico ou próximo ao que utiliza para venda de suas mercadorias no varejo e até corrigido na mesma proporção.” (TRT 12ª R. - AG-PET 03094-2002-032-12-00-8 - (04297/2005) - Florianópolis - 3ª T. - Rel. Juiz José Ernesto Manzi - J. 15.04.2005)
“EMENTA: NULIDADE DA ARREMATAÇÃO. PREÇO VIL. DESCARACTERIZAÇÃO. A lei processual não define o que seja "preço vil", tampouco fixa parâmetros para sua caracterização, deixando a critério do julgador valorar o lanço, tendo em conta o contexto da execução, como o estado de conservação do bem penhorado, a aceitabilidade no mercado, a satisfação do crédito exeqüendo, dentre outras circunstâncias. Na ausência de critérios objetivos, inclina-se a Seção Especializada do E. TRT da 9.ª Região a considerar vil o preço que não atinja 20%do valor da avaliação (precedente da OJ EX n.º 131). Agravo de Petição da Executada a que se nega provimento.” (TRT-PR-89091-2001-022-09-00-1-ACO-13708-2006 - Publicado em 12 de maio de 2006 - Des. Rel. Ubirajara Carlos Mendes)
“EMENTA: EXECUÇÃO - ARREMATAÇÃO DO BEM PENHORADO PELO CREDOR - POSSIBILIDADE - RESPEITO AO CRITÉRIO DO PREÇO VIL - ART. 692, DO CPC - É firme o entendimento no âmbito deste Superior Tribunal de Justiça no sentido de que o exeqüente pode arrematar, em segundo leilão, o bem penhorado, desde que não o faça por preço vil, assim considerado aquele muito aquém da avaliação atualizada do bem, nos termos preconizados pelo artigo 692 do Código de Processo Civil. Precedentes. A execução deve desenvolver-se pelo modo menos gravoso ao devedor, não se podendo admitir o enriquecimento sem causa do credor, ao arrematar o bem por preço bastante inferior ao seu valor, mesmo na hipótese de realização de sucessivas praças negativas. Recurso especial não conhecido.” (STJ - RESP 205911 - SP - 6ª T. - Rel. Min. Vicente Leal - DJU 18.03.2002 )
“EMENTA: Preço vil. Preço vil é o que não se presta a cobrir parte razoável da dívida, tal como ocorre com a própria escusa da penhora (CPC, art. 659, parágrafo 2º). Conhece-se o preço vil pela confrontação com a expressão da dívida, não pela suposição que o devedor faz sobre o valor dos seus bens. O devedor não deve esperar a realização de bons negócios em hasta pública.” (TRT 2a Região- Ac.nº 20050693624, 6a Turma, Rel. Rafael E. Pugliese Ribeiro)
‘EMENTA: Arrematação. Preço vil. Não há uma definição legal sobre o que seja preço vil. O valor de um bem é determinado menos por uma avaliação que pelo mercado, pelo valor que, em condições normais, pode despertar algum interesse. Preço vil é também um aspecto que deve ser sopesado em cada caso, notadamente tendo-se em conta a natureza da causa e dos direitos que nela se discute. Além disso, a CLT dispõe, no parágrafo 1º do artigo 888, que a arrematação será feita pelo maior lance, simplesmente. Logo, não há que se falar em preço vil. Vale o maior preço obtido na praça ou leilão, independente do valor da avaliação. Nesse caso, não se aplica o Código de Processo Civil, pois há disposição expressa na CLT, por força do que dispõe o art. 889 da CLT, vale dizer, aplica-se em caráter subsidiário, em primeiro lugar, a Lei nº 6.830/80, e não o estatuto processual comum.” (TRT 2a Região- A.P Ac. Nº: 20050631513, 3a Turma, Rel. Eduardo de Azevedo Silva).
“EMENTA: Arrematação- Preço. O artigo 888, parágrafo 1º da CLT, dispõe que a arrematação se dá pelo maior lance, impedindo, a princípio, a aplicação subsidiária do inciso IV do artigo 686 do CPC. Arrematado o bem por valor correspondente a 54% do valor da avaliação, não há que se falar em arrematação por preço vil.” ( TRT 2ª R. 4a T., RO 02970061583, AC 02970270280, Rel. Sonia Maria Prince Franzini ).
Como se verifica a definição de preço vil é bastante relativa, variando entre 20, 25 e 30 por cento.
Não obstante a construção jurisprudencial acerca do que é preço vil, há julgados que concluem que não existe preço vil no processo do trabalho:
“EMENTA:Arrematação. Preço vil. Não existe preço vil no processo do trabalho, pois o parágrafo 1º do artigo 888 da CLT dispõe que a arrematação é feita pelo maior lance. Logo, não se aplicam a Lei nº 6.830 ou o CPC, em razão de existir determinação específica no documento elaborado e assinado em meio digital. Validade legal nos termos da Lei n. 11.419/2006. CLT (art. 889 da CLT). O valor obtido na hasta pública foi o maior lance. Assim o bem deve ser vendido por esse valor e não pelo valor da avaliação”. (TRT 2a Região- A.P, AC Nº:20030308652- 3a Turma, Rel. Sergio Pinto Martins)
Maurício Lindenmeyer Barbieri entende da mesma forma, ao defender que não existe preço vil na Justiça do Trabalho:
“Observe-se, também, que a Consolidação das Leis do Trabalho, no § 12 do art. 888, prevê a arrematação pelo maior lanço, o que impossibilitaria a aplicação do art. 692 do CPC, no qual há previsão da inadmissão de preço vil em hasta pública.”[15]
Ainda que, em muitas ocasiões, os bens levados à hasta pública não alcancem o valor da avaliação, já que muitas vezes nem sequer têm valor de mercado, entendo que deva ser vedada a arrematação de bens por preço vil.
Depois que assinado o auto pelo juiz, arrematante, serventuário da justiça ou leiloeira a arrematação se torna perfeita, acabada e irretratável.
No entanto, há possibilidade de desfazimento do auto de arrematação, quando constatado que o bem foi arrematado por preço vil.
Manoel Antonio Teixeira Filho, faz observação, no sentido de que o preço vil deveria ser rejeitado já no ato da realização da praça ou leilão:
“Há, aqui, uma curiosidade. O art. 692 do CPC, dispõe que não será aceito lanço (ou preço vil); contudo, o art. 694, inciso V, permite o  desfazimento da expropriação quando for realizada por lanço vil. Ora, se não se aceita lanço vil, como poderia a expropriação ter sido feita, ou seja, admitida? Se o auto foi imediatamente assinado, como determina a lei (CPC, 693, caput), isto significa que, para o juiz, o lanço, nesse momento, não parecia ser irrisório, ínfimo (vil). Caberá ao devedor, entretanto, demonstrar, em sede de embargos à expropriação, que o juiz esteve errado em sua decisão.”[16]
No mesmo sentido, José Augusto Rodrigues Pinto:
“Tendo em vista que a Lei n. 5.584, de 26.06.70, atenta para o princípio da celeridade e economia processual, instituiu a praça única, seguida de leilão, para a arrematação de bens na execução trabalhista (CLT, art. 888), segue-se que a recusa do lanço vil terá que dar-se, nessa praça (uma vez que não há a segunda de que trata a norma processual comum) ou no leilão que se seguir.”[17]
7. EFETIVIDADE DA EXECUÇÃO TRABALHISTA: PRAÇA E LEILÃO
É sabido que de cada 100 processos trabalhistas transitados em julgado, apenas 31 são efetivamente cumpridos pelos devedores, ou seja, os créditos trabalhistas de 2/3 dos processos transitados em julgado não são adimplidos.
Por outro lado, não se pode admitir a possibilidade de enriquecimento ilícito ao se permitir que bens valiosíssimos sejam arrematados por preços ínfimos, já que até mesmo o credor seria prejudicado, ao passo que ficaria sem a garantia integral do que realmente teria a receber. De outro lado, o executado também seria prejudicado ao ter seu patrimônio dilapidado.
Caberá ao juiz sopesar a efetividade do processo frente a  impossibilidade do aviltamento do devedor, conforme Marcelo Papaléo Souza:
“Ao juiz incumbe, levando em consideração a efetividade do processo e a impossibilidade do aviltamento do devedor, ou seja, interesses das partes, apresentar a solução mais justa possível, atendendo aos fins sociais e às exigências do bem comum, pois outro parâmetro não há.”[18]
Acredito que, ainda que seja vedado o lance vil na Justiça do Trabalho, é de se observar que a hasta pública é forma menos eficaz e onerosa de execução, conforme constata Marcos Neves Fava:
“Inicie-se por analisar que a nova lei estimula a realização de tentativas anteriores à remessa dos bens apresados para a hasta publica, o que decorre da constatação, obviada pela pratica, de que a licitação para venda de bens penhorados em processo judicial é onerosa, complexa e gera inseguranças que implicam a redução do preço auferido no ato da alienação.”[19]
Assim, com as alterações inseridas no Código de Processo Civil, surgiram novas ferramentas processuais, todas voltadas para uma maior efetividade da execução, às quais certamente poderão ser utilizadas no processo do trabalho, como verificaremos nos tópicos seguintes ao falarmos da alienação por iniciativa particular, adjudicação e remição.
7a. ALIENAÇÃO POR INICIATIVA DE PARTICULAR
Com o advento da Lei nº 11.382 de 2.006, que alterou a redação do artigo 647, do CPC, passou-se a admitir a possibilidade de alienação por iniciativa particular e demais procedimentos que têm como objetivo a efetividade da execução.
Pergunta-se: a alienação por iniciativa particular é cabível no processo do trabalho?
Para Manoel Antonio Teixeira Filho não, já que conforme dispõe o artigo 769 da CLT, o Código Processual Civil – CPC, somente é aplicável de forma subsidiaria ao Processo do Trabalhado e já que há disposição expressa na CLT, artigo 888, § 3º[20], não há que se falar em possibilidade de aplicação ao processo do trabalho do artigo 647 do CPC[21], apesar de haver reconhecimento expresso na doutrina de que tal possibilidade poderia ser útil ao processo do trabalho, já que resultaria em maior celeridade:
“Destarte, embora reconheçamos que a alienação por iniciativa particular seja mais rápida e menos formal do que a realizada por meio de praça e leilão, o § 3.° do art. 888, da CLT, conjugado com o art. 769, do mesmo texto legal, representa um expressivo obstáculo à incidência do art. 685-C no processo do trabalho.”[22]
Por outro lado, Marcos Neves Fava, entende ser perfeitamente aplicável, na Justiça do Trabalho, a alienação por iniciativa particular, exatamente por se tratar de forma mais eficaz e menos custosa:
“Apenas se não adjudicado, nem alienado, por conta do exeqüente ou com intervenção do corretor judicial, o bem, segue-se a alternativa mais custosa e menos eficaz da hasta pública.’[23]
Renato Saraiva também entende da mesma forma, desde que não haja interessa em adjudicar.
“Não havendo interesse em adjudicar, o exeqüente poderá solicitar a alienação do bem por iniciativa particular ou por meio de corretores credenciados perante a autoridade judiciária “(art. 685-C do CPC).[24]
Se há formas menos complexas e onerosas de satisfação de créditos trabalhistas, deverão ser aplicadas à Justiça do Trabalho, já que os créditos são sempre de natureza alimentar, que demanda uma rápida prestação jurisdicional.
7b. ADJUDICAÇÃO
Outra forma eficaz de execução é adjudicação, já que permite ao credor adquirir o bem penhorado pelo preço do maior lance ou, no mínimo, pelo preço da avaliação.
Neste sentido, Marcelo Papaléo de Souza:
“Contudo, na sistemática trabalhista, em que não havendo licitante cabe ao credor adjudicar (art. 888, § 3º da CLT), não será lícito ao credor trabalhista oferecer lanço inferior ao valor da avaliação, aplicando analogicamente o previsto no art. 24, II, a da Lei n. 6.830/80. Ressaltamos que a hipótese de não existir outro licitante. Existindo outro licitante, prevalece o maior lance, mesmo que inferior à avaliação.”[25]
O momento da adjudicação nunca poderá ser anterior à realização da praça, conforme esclarece Valentin Carrion e Wagner Gilgio, respectivamente:
O certo é que, comunicando-lhes o dia da praça e suas consequências o momento para requerer a adjudicação é o da praça, antes que ela se finde e não depois.[26]
A adjudicação será feita pelo maior lance, se houver, ou pelo preço da avaliação, mas não será aceita se o pedido tiver sido feito após a assinatura da carta de arrematação.[27]
 A adjudicação propicia maior rapidez e menor onerosidade ao processo de execução.
O credor também poderá arrematar o bem em praça ou leilão, o que não se confunde com adjudicação.
É um ponto interessante já que possibilita ao arrematante-credor adquirir o bem, mesmo que abaixo do preço de avaliação, o que é vedado na adjudicação, quando não há licitantes em praça.
Neste sentido, Luiz Fux:
“É evidente que o credor pode aguardar o fim da praça para adjudicar o bem (art. 711 do CPC). Entretanto, nada obsta a que entreveja vantagem em participar da hasta pública para arrematar o bem, pagando com o seu próprio crédito.”[28]
Também já se posicionaram Renato Saraiva e Nelson Nery, ao tratarem da possibilidade do credor arrematar bens em hasta pública:
“Impende destacar que o credor exeqüente também poderá oferecer lanço e arrematar os bens levados à praça, ainda que por valor inferior ao constante do edital.
Caso o credor somente pudesse arrematar os bens pelo preço da avaliação constante do edital, estaríamos diante de evidente conduta discriminatória, mormente quando os demais licitantes podem arrematar os bens por preço inferior ao da avaliação.”[29]
“Apesar de não estar obrigado a exibir o preço (depositar dinheiro à vista – CPC  690 caput, o credor-arrematante deverá depositar, dentro de três dias, a diferença, sob pena de desfazer-se a arrematação. O credor pode, também, adjudicar o bem penhorado (v. CPC 685-A).”[30]
Importante ressaltar, porém, que nunca poderá o credor arrematar os bens por preço vil.
7c. REMIÇÃO
Não há que se falar em inaplicabilidade da remição ao processo do trabalho, tendo o Supremo Tribunal Federal – STF já se posicionado:
“Súmula nº 458 do STF – Processo da Execução Trabalhista - Exclusão - Remição pelo Executado
O processo da execução trabalhista não exclui a remição pelo executado.”
No entanto o momento para remir é até a assinatura do auto de arrematação ou adjudicação, ou da expedição da carta de adjudicação, conforme esclarece Nelson Nery:
“Até a assinatura do auto de arrematação ou adjudicação (CPC 694), ou da expedição da carta de adjudicação (CPC 715) [revogado pela L 11382/06; v. CPC 685-B], é possível o exercício do direito de o devedor remir a execução (CPC 651), não se aplicando para a hipótese do CPC 651 a regra do CPC 788 [revogado pela L 11382/06] (RT 647/206).”[31]
Somente poderá remir o executado que oferecer preço igual ao valor da condenação e não da avaliação.
8. CONCLUSÃO
Como vimos, ainda que a praça e o leilão sejam formas de expropriação de bens destinadas à garantia de uma efetiva prestação jurisdicional, tais procedimentos processuais são onerosos e complexos, o que pode acarretar prejuízo à celeridade processual.
Neste sentido, Renato Saraiva:
“Os doutos do processo civil sempre consideraram a alienação em hasta pública como formalista, onerosa e demorada, apresentando-se como maneira menos eficaz de alcançar um preço justo e compatível para o bem expropriado. ... Logo, somente em última hipótese é que se fará a alienação do bem em hasta pública (art. 686 do CPC), permitindo-se, inclusive, a requerimento do exeqüente, que a alienação seja realizada por meio da rede mundial de computadores, com uso de páginas virtuais criadas pelos Tribunais ou por entidades públicas ou privadas” (art. 689-A do CPC) [32]
Por outro lado, são formas de expropriação de bens utilizadas na Justiça do Trabalho, quando exauridas todas as outras possibilidades de execução processual.
Ponto positivo foi a criação da Lei 11.382 de 2006, que trouxe ao processo formas mais efetivas de execução, como a possibilidade de parcelamento, na arrematação de bem imóvel, desde que oferecido o mínimo de 30% a vista, conforme dispõe o art. 690 do CPC.
Neste sentido, Marcos Neves Fava:
“... a lei impôs muito mais risco ao executado, que, no sistema anterior, confortavelmente aguardava a hasta, acompanhando-a, pessoalmente por interposta pessoa, a fim de impedir, no caso de surgimento de lances, a concretização da venda. Pela nova sistemática, requerida a adjudicação, preenchidos os pressupostos, ou da equivalência ou do pagamento da diferença, expedir-se-á auto. Ao ter seu patrimônio apresado, pois, em execução, haverá de considerar, com maior seriedade, os riscos reais que está a sofrer, para a perda dos tais bens.”[33]
Finalmente, é de se destacar a experiência positiva no TRT/SP, conforme relato de Marcos Neves Fava, que por meio de hastas públicas unificadas, alcançou-se vendas expressivas, anotando-se sucesso de 56% e pagamento da dívida antes do leilão em outros 20,5%, num aproveitamento médio de 77,93%.[34]

Referências bibliográficas
BARBIERI, Maurício Lindenmeyer. Curso de direito processual trabalhista. São Paulo. Editora LTR. 2009;
BEZERRA LEITE, Carlos Henrique. Curso de direito processual do trabalho. 04ª edição. São Paulo. Editora LTR. 2006;
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FUX, Luiz. Curso de direito processual civil. 03ª Edição. Vol. II. Rio de Janeiro. Editora Forense. 2005;
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MANUS, Pedro Paulo Teixeira e ROMAR, Carla Teresa Martins. CLT e legislação complementar em vigor. 05ª edição. São Paulo. Malheiros Editores. 2006;
MARTINS, Sérgio Pinto. Direito processual do trabalho. 32ª Edição. São Paulo. Editora Atlas. 2011;
NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de direito processual do trabalho. 05ª Edição. São Paulo. Editora Saraiva. 2010;
NERY JUNIOR, Nelson. Código de processo civil comentado e legislação extravagante. 11ª Edição. São Paulo. Editora RT. 2010;
RODRIGUES PINTO, José Augusto. O lanço vil na execução trabalhista. Academia Paranaense de Estudos Jurídicos, Curitiba, Publicado no livro Estudos de Direito – Homenagem ao Prof. Washington Dias da Trindade, São Paulo, LTR, 1998, págs. 456/466. Disponível em: http://www.apej.com.br/artigos_doutrina_jarp_05.asp. Acesso em: 26 set. 2011;
ROMAR, Carla Teresa Martins. Direito processual do trabalho. 03ª edição. São Paulo. Editora Atlas. 2007;
SARAIVA, Renato. Processo do trabalho. 04ª edição. São Paulo. Editora Método. 2008;
SOUZA, Marcelo Papaléo. Manual da execução trabalhista. 02ª edição. São Paulo. Editora LTR. 2009;
TEIXEIRA FILHO, Manoel Antonio. Curso de direito processual do trabalho, vol. II. São Paulo. Editora LTR. 2009.
 
Notas:
[1] TEIXEIRA FILHO, Manoel Antonio. Curso de direito processual do trabalho, vol. II. São Paulo. Editora LTR. 2009, p. 2.200.
[2] CARRION, Valentin. Comentários à consolidação das leis do trabalho. 32ª edição. São Paulo. Editora Saraiva. 2007, p. 759.
[3] TEIXEIRA FILHO, Manoel Antonio. Curso de direito processual do trabalho, vol. II. São Paulo. Editora LTR. 2009, p. 2.201.
[4] MARTINS, Sérgio Pinto. Direito processual do trabalho. 32ª Edição. São Paulo. Editora Atlas. 2011, p. 805.
[5] SOUZA, Marcelo Papaléo. Manual da execução trabalhista. 02ª edição. São Paulo. Editora LTR. 2009, p. 212.
[6] TEIXEIRA FILHO, Manoel Antonio. Curso de direito processual do trabalho, vol. II. São Paulo. Editora LTR. 2009, p. 2.200.
[7] CARRION, Valentin. Comentários à consolidação das leis do trabalho. 32ª edição. São Paulo. Editora Saraiva. 2007, p. 762.
[8] CARRION, Valentin. Comentários à consolidação das leis do trabalho. 32ª edição. São Paulo. Editora Saraiva. 2007, p. 762.
[9] NERY JUNIOR, Nelson. Código de processo civil comentado e legislação extravagante. 11ª Edição. São Paulo. Editora RT. 2010, p. 1.093 e 1.094.
[10] SARAIVA, Renato. Processo do trabalho. 04ª edição. São Paulo. Editora Método. 2008, p. 356.
[11] SOUZA, Marcelo Papaléo. Manual da execução trabalhista. 02ª edição. São Paulo. Editora LTR. 2009, p. 204.
[12] FAVA, Marcos Neves. Execução trabalhista efetiva. São Paulo. Editora LTR. 2009, p. 171.
[13] SOUZA, Marcelo Papaléo. Manual da execução trabalhista. 02ª edição. São Paulo. Editora LTR. 2009, p. 182.
[14] NERY JUNIOR, Nelson. Código de processo civil comentado e legislação extravagante. 11ª Edição. São Paulo. Editora RT. 2010, p. 1.098.
[15] BARBIERI, Maurício Lindenmeyer. Curso de direito processual trabalhista. São Paulo. Editora LTR. 2009, p. 380.
[16] TEIXEIRA FILHO, Manoel Antonio. Curso de direito processual do trabalho, vol. II. São Paulo. Editora LTR. 2009, p. 2.211.
[17] RODRIGUES PINTO, José Augusto. O lanço vil na execução trabalhista. Academia Paranaense de Estudos Jurídicos, Curitiba, Publicado no livro Estudos de Direito – Homenagem ao Prof. Washington Dias da Trindade, São Paulo, LTR, 1998, págs. 456/466. Disponível em: http://www.apej.com.br/artigos_doutrina_jarp_05.asp. Acesso em: 26 set. 2011.
[18] SOUZA, Marcelo Papaléo. Manual da execução trabalhista. 02ª edição. São Paulo. Editora LTR. 2009, p. 186.
[19] FAVA, Marcos Neves. Execução trabalhista efetiva. São Paulo. Editora LTR. 2009, p. 172.
[20] Art. 888 - Concluída a avaliação, dentro de dez dias, contados da data da nomeação do avaliador, seguir-se-á a arrematação, que será anunciada por edital afixado na sede do juízo ou tribunal e publicado no jornal local, se houver, com a antecedência de vinte (20) dias.
§ 3º Não havendo licitante, e não requerendo o exeqüente a adjudicação dos bens penhorados, poderão os mesmos ser vendidos por leiloeiro nomeado pelo Juiz ou Presidente.
[21] Art. 647.  A expropriação consiste:
II - na alienação por iniciativa particular.
[22] TEIXEIRA FILHO, Manoel Antonio. Curso de direito processual do trabalho, vol. II. São Paulo. Editora LTR. 2009, p. 2.193.
[23] FAVA, Marcos Neves. Execução trabalhista efetiva. São Paulo. Editora LTR. 2009, p. 174.
[24] SARAIVA, Renato. Processo do trabalho. 04ª edição. São Paulo. Editora Método. 2008, p. 356.
[25] SOUZA, Marcelo Papaléo. Manual da execução trabalhista. 02ª edição. São Paulo. Editora LTR. 2009, p. 190.
[26] CARRION, Valentin. Comentários à consolidação das leis do trabalho. 32ª edição. São Paulo. Editora Saraiva. 2007, p. 761.
[27] GIGLIO, Wagner D. Direito Processual do Trabalho. 15ª Edição. São Paulo. Editora Saraiva. 2005, p. 602.
[28] FUX, Luiz. Curso de direito processual civil. 03ª Edição. Vol. II. Rio de Janeiro. Editora Forense. 2005, p. 178.
[29] SARAIVA, Renato. Processo do trabalho. 04ª edição. São Paulo. Editora Método. 2008, p. 357.
[30] NERY JUNIOR, Nelson. Código de processo civil comentado e legislação extravagante. 11ª Edição. São Paulo. Editora RT. 2010, p. 1.097.
[31] NERY JUNIOR, Nelson. Código de processo civil comentado e legislação extravagante. 11ª Edição. São Paulo. Editora RT. 2010, p. 1.100.
[32] SARAIVA, Renato. Processo do trabalho. 04ª edição. São Paulo. Editora Método. 2008, p. 357.
[33] FAVA, Marcos Neves. Execução trabalhista efetiva. São Paulo. Editora LTR. 2009, p. 173.
[34] FAVA, Marcos Neves. Execução trabalhista efetiva. São Paulo. Editora LTR. 2009, p. 216
 

Informações Sobre o Autor

Fábio Nunes de Lima
Advogado em São Paulo (SP). Integrante do grupo de trabalho da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC/SP. Mestrando em Direito do Trabalho pela PUC/SP. Integrante do grupo de pesquisa de direito do trabalho da PUC/SP

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